Parcerias e dados no centro das iniciativas para inovação da gestão pública
Uso de dados públicos ganha destaque como ferramenta essencial para inovação e melhoria na tomada de decisões governamentais
Foto: Gracekellen Alves
No cenário de transformação digital e inovação no setor público, a análise de dados emerge como uma ferramenta estratégica para melhorar a gestão e fortalecer a legitimidade do Estado. Durante a mesa-redonda “Cooperação em Dados e Análise”, realizada nesta quinta-feira (28) no XXIX Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), especialistas destacaram iniciativas que não apenas ampliam a capacidade técnica da administração pública, mas também fomentam a confiança da sociedade ao embasar decisões em evidências concretas.
Coordenador-geral de Ciência de Dados da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Pedro Masson abriu o debate com a apresentação do Centro de Dados e Análise para a Gestão Pública (CODA). A iniciativa busca consolidar a ciência de dados como uma aliada essencial para a modernização do setor público brasileiro. “Quanto melhor a qualidade das decisões baseadas em dados, maior a legitimidade e a confiança da sociedade no Estado”, afirmou Masson. O CODA opera como um laboratório que capacita servidores, fomenta análises baseadas em evidências e desenvolve soluções inovadoras, promovendo reprodutibilidade, transparência e credibilidade nas análises públicas.
Nesse contexto, outra iniciativa da Enap, o Ambiente Remoto de Pesquisa, foi apresentada pela gerente de projetos Camila Kobayashi. A iniciativa é focada em disponibilizar dados públicos de forma segura e acessível, entre elas, o CODA, que viabiliza a visualização, manipulação e compartilhamento eficiente das informações. Ela explicou que, por meio do Ambiente, a Escola oferece informações sobre temas como folhas de pagamento de servidores públicos, compras governamentais e dados sobre o censo de 2022, todos armazenados em ambiente de nuvem. Segundo Camila, "a segurança e a qualidade dos dados são prioridades, com a utilização de criptografia e a criação de metadados para garantir a conformidade e facilitar a análise".
Já a coordenadora de Dados do Instituto República, Paula Frias dos Santos, comentou sobre a participação da ONG na parceria. "Entramos no projeto para colaborar com a perspectiva e visão da gestão de pessoas diante da análise de dados.” "Estamos no CODA para aprimorar dados sobre gestão de pessoas, enriquecendo e tratando bases de dados que fomentem futuras pesquisas e amplie as investigações sobre o tema de gestão de pessoas", explicou.
Paula destacou os esforços para melhorar a qualidade e a padronização dos dados de recursos humanos na administração pública. “A padronização e qualificação dos dados são passos essenciais para criar diagnósticos consistentes e subsidiar decisões estratégicas que impactem a gestão de pessoas no setor público”, pontuou.
Por fim, o especialista do Banco Mundial Galileu Kim apresentou a importância da parceria com o CODA na construção de uma agenda internacional para dados e análise. "A colaboração global é essencial para criar padrões e compartilhamento de boas práticas em análises de dados no setor público, garantindo que políticas públicas sejam baseadas em evidências concretas", pontuou.
A partir do trabalho que tem sido feito há quatro anos, Kim compartilhou parte dos aprendizados até o momento. "Acreditamos na questão do bem público, e esse conhecimento precisa ser compartilhado, não apenas no Brasil, mas também com outros países como Moçambique e Guiné-Bissau", comentou. Para ele, o Brasil segue como referência global em desenvolvimento, e esse modelo de cooperação e colaboração é inspirador para outras nações.
Sobre o Congresso do CLAD
O XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, realizado entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília (DF), é promovido pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
Com 150 horas de atividades na programação, o Congresso conta com mais de 700 participantes, incluindo ministras e ministros de diversos países, secretários de Estado, parlamentares, servidores públicos, sindicalistas e especialistas internacionais. Os debates e sessões têm como objetivo discutir temas como inclusão, democracia e inovação na gestão pública, alinhados às transformações necessárias para tornar o Estado mais eficiente e inclusivo.
SERVIÇO
XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública
Data: 26 a 29 de novembro de 2024
Local: Enap - Asa Sul, SPO - Área Especial 2-A, Brasília-DF
Informações: https://clad.enap.gov.br/
Programação: https://clad.enap.gov.br/index.php/pt/programacao