Selecione seu Idioma

Selecione seu Idioma

O CLAD

O Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) foi fundado em 1972 por iniciativa dos governos do México, Peru e Venezuela, sob respaldo da Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 2845 - XXVI). O organismo público internacional, de caráter intergovernamental, tem como objetivo estabelecer uma entidade regional focada na modernização das administrações públicas.

Sua missão é promover a análise e o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre a reforma do Estado e a modernização da administração pública, organizando reuniões internacionais especializadas, publicando trabalhos, fornecendo serviços de documentação e informação, realizando estudos e pesquisas e implementando atividades de cooperação técnica entre seus 24 países membros e de outras regiões.

 

 


Imagem Extra

29ª Edición

En su XXIX edición, el Congreso Internacional del CLAD se celebrará en Brasilia, en la sede de la Enap, del 26 al 29 de noviembre. Dirigido a funcionarios públicos, académicos, investigadores y cualquier persona interesada en la evolución de la gestión pública, el evento de este año abordará el tema «La transformación necesaria para un Estado inclusivo, democrático y eficaz».

El Congreso está promovido por el Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (CLAD) en colaboración con el Ministerio de Gestión e Innovación en los Servicios Públicos (MGI), la Escuela Nacional de Administración Pública (Enap) y la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso). 

Consulte aquí la Nota Conceptual y el eslogan del XXIX Congreso Internacional del CLAD


Edições anteriores

A primeira edição do Congresso CLAD foi realizada no Brasil, no Rio de Janeiro, no ano de 1996. Mais de 700 pessoas da América Latina e Europa se reuniram para a apresentação de 86 paineis e três grandes plenárias. Desde então, já foram 28 edições.

Novamente, em 2009, o Brasil foi sede do XIV Congresso CLAD, em Salvador, com recorde de público. Na ocasião, compareceram ao evento mais de 2 mil pessoas de todo o mundo, vinculadas às temáticas, tornando essa edição a maior em número de participantes em toda a história de congressos do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento.