O CLAD
O Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) foi fundado em 1972 por iniciativa dos governos do México, Peru e Venezuela, sob respaldo da Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 2845 - XXVI). O organismo público internacional, de caráter intergovernamental, tem como objetivo estabelecer uma entidade regional focada na modernização das administrações públicas.
Sua missão é promover a análise e o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre a reforma do Estado e a modernização da administração pública, organizando reuniões internacionais especializadas, publicando trabalhos, fornecendo serviços de documentação e informação, realizando estudos e pesquisas e implementando atividades de cooperação técnica entre seus 24 países membros e de outras regiões.
29ª Edición
En su XXIX edición, el Congreso Internacional del CLAD se celebrará en Brasilia, en la sede de la Enap, del 26 al 29 de noviembre. Dirigido a funcionarios públicos, académicos, investigadores y cualquier persona interesada en la evolución de la gestión pública, el evento de este año abordará el tema «La transformación necesaria para un Estado inclusivo, democrático y eficaz».
El Congreso está promovido por el Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (CLAD) en colaboración con el Ministerio de Gestión e Innovación en los Servicios Públicos (MGI), la Escuela Nacional de Administración Pública (Enap) y la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso).
Consulte aquí la Nota Conceptual y el eslogan del XXIX Congreso Internacional del CLAD
Edições anteriores
A primeira edição do Congresso CLAD foi realizada no Brasil, no Rio de Janeiro, no ano de 1996. Mais de 700 pessoas da América Latina e Europa se reuniram para a apresentação de 86 paineis e três grandes plenárias. Desde então, já foram 28 edições.
Novamente, em 2009, o Brasil foi sede do XIV Congresso CLAD, em Salvador, com recorde de público. Na ocasião, compareceram ao evento mais de 2 mil pessoas de todo o mundo, vinculadas às temáticas, tornando essa edição a maior em número de participantes em toda a história de congressos do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento.