Selecione seu Idioma

Selecione seu Idioma

Esther Dweck destaca a cooperação entre os países para fortalecer as capacidades estatais e melhorar os serviços públicos

Em evento, que reúne representantes de quinze países, a ministra da Gestão falou sobre a necessidade da modernização da administração pública

Foto: Roberto Rodrigues

Foto: Roberto Rodrigues

Nesta terça-feira, 26/11, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, presidiu a 54ª Reunião do Conselho Diretor do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD). Durante o encontro, realizado em Brasília, e que contou com representantes de quinze países, a ministra ressaltou as conquistas do CLAD ao longo de 2024, que consolidaram seu papel como referência mundial na modernização da administração pública.

“É compromisso do CLAD promover a inovação e a eficiência na administração pública, fortalecendo os Estados para atender às demandas da sociedade de maneira cada vez mais eficaz e sustentável”, afirmou a ministra Esther.

Em seu discurso de abertura, a titular da pasta agradeceu a parceria e o trabalho realizado pelo secretário-geral do CLAD, Conrado Ramos, e lembrou que graças ao seu empenho a entidade obteve o status de membro observador na 29ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.

A presidenta do Instituto Nacional de Administração, I. P., Maria Luísa Botelho, falou sobre a experiência portuguesa e destacou o programa de formação em direitos humanos que o governo oferta para os servidores públicos. De acordo com ela, essa capacitação ajuda a melhorar a oferta de bons serviços para a população. Botelho também falou sobre o Laboratório Público de Inteligência Artificial, espaço onde os colaboradores podem se dedicar à inovação: “durante uma semana os servidores podem desenvolver uma determinada ideia no âmbito da Inteligência Artificial”, detalhou.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou a importância do CLAD e seu papel estratégico ao ampliar as relações entre os mais diversos países que têm em comum, dentre outras preocupações, a defesa da democracia. “Além de contribuir com mais eficiência no atendimento da população, o Clad também é uma importante entidade para ampliar a integração da América Latina”, disse.

Parceria com a Cúpula Mundial dos Governos

Nesta segunda-feira, 25/11, a ministra Esther Dweck também assinou um Memorando de Entendimento (MOU) entre o CLAD e a Cúpula Mundial dos Governos (WGS, na sigla em inglês). Essa parceria busca fortalecer a governança pública e promover o desenvolvimento sustentável na América Latina e no mundo.

“A Aliança com o WGS representa um marco na troca de experiências e inovações. Juntos, estamos construindo uma administração pública mais moderna, eficaz e homologada às demandas da sociedade”, destacou Esther.

Essas iniciativas reforçam o compromisso do CLAD em debates e ações lideradas que modernizam a administração pública, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades na região.

O que é o CLAD?

O CLAD é o Centro Latino-Americano de Administração pelo Desenvolvimento, criado em 1972 e respaldado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Com a missão de promover o intercâmbio de experiências entre governos, o CLAD visa à modernização da administração pública. A ministra Esther Dweck é a atual presidenta do Clad.

O Centro é uma organização pública internacional, de caráter intergovernamental. Foi criado por iniciativa dos governos do México, Peru e Venezuela, com o objetivo de estabelecer uma entidade regional que tivesse como foco a modernização das administrações públicas - fator estratégico no processo de desenvolvimento econômico e social da América Latina e do Caribe. Em sua constituição, o centro conta com países latino-americanos, europeus e africanos.

ASCOM MGI