Michelle Bachelet abre congresso internacional em Brasília com palestra sobre democracia e capacidades estatais
Cerimônia de abertura do XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre Reforma do Estado e da Administração Pública está marcada para 26 de novembro, às 19h, na sede da Enap
A ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet, é o principal nome da cerimônia de abertura do XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, que será realizado em Brasília de 26 a 29 de novembro. O início das atividades está marcado para esta terça-feira (26), às 19h, com a palestra "Democracia e Capacidades Estatais na América Latina" e a participação da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, da presidenta da Enap, Betânia Lemos, e do secretário-geral do CLAD, Conrado Lemos. O momento terá transmissão ao vivo pelo principal canal da Enap no YouTube.
Ex-presidenta do Chile por dois mandatos e alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Bachelet liderou reformas pioneiras voltadas para a inclusão social, igualdade de gênero e modernização da administração pública em seu país. Sua experiência combina liderança política em cenários complexos com uma visão global das transformações necessárias para tornar os Estados mais eficazes e democráticos, qualificando-a como uma voz de autoridade para discutir os desafios da governança na América Latina.
Sobre o Congresso do CLAD
O XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, realizado entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília (DF), é promovido pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
Com 150 horas de atividades na programação, o Congresso contará com mais de 700 participantes, incluindo ministras e ministros de diversos países, secretários de Estado, parlamentares, servidores públicos, sindicalistas e especialistas internacionais. Os debates e sessões têm como objetivo discutir temas como inclusão, democracia e inovação na gestão pública, alinhados às transformações necessárias para tornar o Estado mais eficiente e inclusivo.
Debates em destaque
O principal auditório da Enap será palco de debates com presenças marcantes. Entre os destaques da quarta-feira (27) está a participação da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, do presidente do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, do representante de Barbados no Brasil, Gail Atkins, e do ministro para Transformação Digital e da Função Pública da Espanha, Oscar López, reunidos às 9h, na conferência “Estado y Políticas Públicas: Desafíos para un Desarrollo Inclusivo y Sostenible”.
Em seguida, às 10h45, o professor de Políticas e Administração Pública da London School of Economics, Martin Lodge, a secretária-executiva do MGI, Cristina Mori, a diretora geral de Governança Pública do Ministério da Fazenda e Função Pública da Espanha, Carmen Cabanillas, e a professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), Alketa Peci, debatem na conferência “El Estado de hoy mirando el futuro: capacidades estatales, transformación digital y regulación”.
No segundo dia do Congresso, na quinta-feira (28), às 9h, a primeira-dama Janja da Silva e as ministras de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara, da Gestão (MGI), Esther Dweck, e das Mulheres (MM), Cida Gonçalves, se unem à diretora de Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos do Ministério da Saúde da Argentina, Cecilia Klappenbach, para debater sobre inclusão, diversidade e sustentabilidade.
Um pouco depois, às 10h45, será a vez da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, moderar a conferência “Estado, democracia y desigualdade: una perspectiva latinoamericana”, ao lado de representantes do MGI, do PNUD e dos professores Sonia Bozzi, da Universidade de Nova York (EUA), e Juan Carlos Cortázar, da Pontifícia Universidade Católica do Peru.
No último dia do evento, na sexta-feira (29), a programação terá início às 9h com a conferência “El Estado con la sociedad: participación social y gobernanza colaborativa”, moderada pelo diretor de Programas do CLAD, Alejandro Milanesi, com a participação do professor emérito do Instituto de Governança Pública da KU Leuven (Bélgica), da professora do Instituto de Ciência Política, Rebecca Abers, secretária executiva da Rede de Mulheres Rurais da América Latina e Caribe (RedLAC) do Equador, Luz Haro Guanga.
As tendências e projeções futuras serão tema da conferência às 10h45, com a presença do assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Celso Amorim, o professor de Política Comparada e América Latina do London School of Economics and Political Science (LSE), Francisco Pinazza, o professor de Ciências Políticas da Goeth Universität Frankfurt (Alemanha), Hans-Jürger Puhle, a presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo, e o secretário geral do CLAD, Conrado Ramos Larraburu.
Credenciamento de imprensa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeY18P9Bm9qZLyZ6fXS-ZGvTDy_hUZrkKLMClfyS3uhQMz29A/viewform?usp=sf_link
SERVIÇO
XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública
Data: 26 a 29 de novembro de 2024
Abertura: 26 de novembro (terça-feira), às 19h.
Local: Enap - Asa Sul, SPO - Área Especial 2-A, Brasília-DF
Informações e programação: https://clad.enap.gov.br/
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/live/NE6OgwbCOqA