Selecione seu Idioma

Selecione seu Idioma

Gestão pública inteligente une abordagem inovadora e tecnologia em análise de dados

Especialistas da Enap apresentaram como o uso de dados pode modernizar políticas de recursos humanos e superar desafios éticos e operacionais

 

Foto: Grace Kellen Alves

O uso de dados pode impulsionar a eficiência e a inovação na gestão de pessoas no setor público. Essa é uma das conclusões dos cases apresentados no painel “Gestão Pública Inteligente: aplicando People Analytics”, realizado na tarde desta quinta-feira (28) no XXIX Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD). A partir de conceitos da abordagem e da aplicação na prática organizacional, especialistas da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) levaram suas experiências para os participantes. 

Para o diretor de Gestão Corporativa (DGC) da Enap, Lincoln Moreira, os antigos problemas da administração pública precisam de soluções novas e inovadoras para serem eficientes. "A administração se depara constantemente com problemas que, aparentemente, são insuperáveis. E, normalmente, recai sobre as velhas soluções que se mostram ineficientes. O que pretendemos é provocar os servidores a trabalharem de maneira diferente, pensando novas soluções para os problemas antigos e, assim, driblar as restrições e entregar aquele valor que a sociedade espera de nós", pontuou. 

Em conjunto com a coordenadora-geral substituta de Gestão Estratégica e Modernização (CGGP) da Enap, Kátia Simões, o diretor apresentou o conceito de People Analytics, sua estruturação e detalhes de como a abordagem pode trazer benefícios práticos para o planejamento e para a gestão estratégica dos recursos humanos e, consequentemente, gerar eficácia e eficiência para a administração pública. 

A coordenadora-geral reafirmou o impacto positivo do conceito abordado na gestão de pessoas. “Com People Analytics, podemos identificar padrões e propor soluções mais assertivas, otimizando recursos e promovendo um ambiente de trabalho mais eficiente e inclusivo”, afirmou.

Moreira destacou a integração entre tecnologia e políticas públicas como essencial para o sucesso dessa abordagem. “Decisões baseadas em dados são fundamentais para modernizar a gestão pública e garantir que as políticas de recursos humanos atendam às necessidades contemporâneas com eficácia e inovação”, pontuou.

Desafios éticos e operacionais

Os desafios também foram abordados no painel, como a necessidade de treinamento para gestores, de investimentos em infraestrutura tecnológica e de responsabilidade ética no uso de dados de servidores públicos. “O compromisso com a privacidade e a transparência é essencial para implementar People Analytics de forma ética e eficaz”, complementou Kátia. Ela reforçou que há três desafios principais para que a abordagem ganhe escala. "Se fosse possível listar apenas três desafios, são a capacitação dos profissionais, a barreira de mudança de cultura e o entendimento das lideranças sobre a relevância e os benefícios da abordagem", concluiu.

Sobre o Congresso do CLAD

O XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, realizado entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília (DF), é promovido pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

Com 150 horas de atividades na programação, o Congresso contará com mais de 700 participantes, incluindo ministras e ministros de diversos países, secretários de Estado, parlamentares, servidores públicos, sindicalistas e especialistas internacionais. Os debates e sessões têm como objetivo discutir temas como inclusão, democracia e inovação na gestão pública, alinhados às transformações necessárias para tornar o Estado mais eficiente e inclusivo.

SERVIÇO

XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública

Data: 26 a 29 de novembro de 2024

Local: Enap - Asa Sul, SPO - Área Especial 2-A, Brasília-DF

Informações: https://clad.enap.gov.br/

Programação: https://clad.enap.gov.br/index.php/pt/programacao

 

Credenciamento de imprensa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeY18P9Bm9qZLyZ6fXS-ZGvTDy_hUZrkKLMClfyS3uhQMz29A/viewform?usp=sf_link

Update cookies preferences