Brasil avança na gestão de dados públicos com segurança e inovação
Representantes do Serpro apresentam os ferramentas para proteção, integração de dados e eficiência operacional na Era da Nuvem
Foto: Amanda Vallejo
A transição para a computação em nuvem e sua importância para a soberania digital foram os temas centrais da apresentação especial "Soberania Digital na Era da Nuvem: Evolução ou Continuidade?", realizada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), nesta sexta-feira (29), durante o XXIX Congresso Internacional do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD). O debate em torno das formas como a digitalização dos serviços públicos pode promover eficiência, acessibilidade e segurança no setor público permeou a apresentação.
O diretor de Operações do Serpro, Wilton Itaiguara Gonçalves Mota, enfatizou o papel estratégico da computação em nuvem na governança pública. “Nossos esforços estão voltados para consolidar uma política de soberania digital que priorize a segurança da informação e a eficiência na gestão pública. A Nuvem Soberana não é apenas um avanço tecnológico, mas um pilar estratégico para o desenvolvimento nacional”, afirmou Mota. Ele destacou os investimentos significativos em infraestrutura de segurança, incluindo novas tecnologias de integração e armazenamento. O evento reforçou o compromisso do Brasil em liderar a transformação digital no setor público, promovendo soluções robustas que atendam às demandas locais e globais.
Mota salientou a importância de alinhar a modernização digital às necessidades locais, garantindo uma gestão eficiente e segura. Ele enfatizou que atualmente muitos serviços de nuvem disponíveis no mercado estão hospedados nos EUA e na China, deixando o Brasil e outros países sob riscos em termos de segurança e proteção de dados.
Agregando à discussão, o superintendente de Arquitetura Corporativa, Plataformas Inteligentes e Engenharia de Nuvem do Serpro, Welsinner Brito, apresentou as inovações desenvolvidas pela entidade, como plataformas inteligentes que otimizam a prestação de serviços públicos. “A computação em nuvem é uma revolução na forma como o governo interage com os cidadãos. Ela permite a entrega de serviços mais rápidos, acessíveis e eficazes, mas sempre com um compromisso inegociável com a privacidade e a segurança dos dados”, destacou Brito.
A aplicação prática foi apresentada pelo coordenador de TI da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Rodrigo Parente. Ele explicou como a parceria com o Serpro e as ferramentas que foram disponibilizadas colaboram para a preservação da segurança de dados. “Os dados ficavam todos em aplicativos de nuvens que estavam hospedados fora do país, o que ameaça o controle e o tratamento dos dados tão sensíveis quanto aqueles com os quais lidamos”, disse.
Ele detalhou o cuidado necessário para ajustar as novas tecnologias à legislação. “Não podemos adotar a última tecnologia, como os novos modelos das inteligências artificiais generativas, imediatamente. Precisamos analisar os riscos, definir os casos de uso e estabelecer a transparência antes de adotar a tecnologia”, exemplificou Parente.
O debate também abordou os desafios enfrentados pelo setor público, como a necessidade de capacitação contínua, investimentos em infraestrutura e regulamentação de práticas éticas no uso de dados sensíveis. Os palestrantes reforçaram que a colaboração entre diferentes níveis de governo e o setor privado é essencial para consolidar o Brasil como um modelo de transformação digital soberana e sustentável.
Sobre o Congresso do CLAD
O XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, realizado entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília (DF), é promovido pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
Com 150 horas de atividades na programação, o Congresso contará com mais de 700 participantes, incluindo ministras e ministros de diversos países, secretários de Estado, parlamentares, servidores públicos, sindicalistas e especialistas internacionais. Os debates e sessões têm como objetivo discutir temas como inclusão, democracia e inovação na gestão pública, alinhados às transformações necessárias para tornar o Estado mais eficiente e inclusivo.
SERVIÇO
XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública
Data: 26 a 29 de novembro de 2024
Local: Enap - Asa Sul, SPO - Área Especial 2-A, Brasília-DF
Informações: https://clad.enap.gov.br/
Programação: https://clad.enap.gov.br/index.php/pt/programacao
Credenciamento de imprensa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeY18P9Bm9qZLyZ6fXS-ZGvTDy_hUZrkKLMClfyS3uhQMz29A/viewform?usp=sf_link